É a religião com o maior número de fiéis em todo mundo. Atualmente, estima-se que tenha cerca de 2,2 bilhões de adeptos, o que representa 29% da população mundial.
História do Cristianismo
A história do Cristianismo começa com a chegada de Jesus Cristo na Terra, precisamente a partir de seu nascimento, ocorrido na cidade de Belém, localizada na Judeia (território de Israel). Era filho de Maria e de José.
Os adeptos do Cristianismo creem que Jesus é o filho de Deus, tendo encarnado na Terra para trazer ensinamentos fundamentados no amor em Deus e no amor ao próximo.
Os princípios morais demonstrados e vividos por Jesus durante sua passagem pela Terra são seus grandes ensinamentos e até hoje são considerados como modelo que deve ser seguido por todos cristãos.
A história do Cristianismo conta que o modo de comportamento, os ensinamentos deixados e os milagres feitos por Jesus causaram grande incômodo aos líderes romanos da época, que não aceitavam a chegada de um novo líder com tanto apelo junto ao povo.
Por seus atos ao longo da vida Jesus despertou o interesse de inúmeras pessoas que passaram a segui-lo. Seria esse o principal motivo que teria levado ele a ser incansavelmente perseguido pelos romanos. Como consequência dessa perseguição, Jesus foi morto, pregado na cruz, aos 33 anos. Sua condenação e morte aconteceu por ordem de Pôncio Pilatos, governador da Judeia.
Conta-se que sua ressurreição aconteceu três dias depois de sua morte, acontecimento que mais tarde deu origem à Páscoa Cristã, época do ano em que se comemora o renascimento de Jesus.
Mesmo após a morte, a história de Jesus foi repassada ao longo dos anos. E foi o legado de suas ideias e ensinamentos que deu origem ao Cristianismo.
Principais características do Cristianismo
*é uma religião monoteísta (crença em um único Deus),
*é fundamentado na crença em Jesus Cristo e em sua vinda à Terra,
*a Bíblia é o livro sagrado que deve ser seguido pelos cristãos,
*crença na Santíssima Trindade (formada por Pai, Filho e Espírito Santo),
*o primeiro e mais importante mandamento da religião é: "Amar a Deus sobre todas as coisas",
*é a religião que possui o maior número de adeptos no mundo,
*tem a crença de que após a morte as pessoas passam para a vida eterna,
*crença no dia do Juízo Final, que aconteceria com a volta de Jesus Cristo.
O dia do Juízo Final pintado por Michelangelo, Capela Sistina (Vaticano/Itália)
Símbolos do Cristianismo
Alguns dos símbolos mais usados no Cristianismo são: pomba, peixe, cruz, pão e vinho.
Pomba
A pomba é a representação da presença do Espírito Santo. A história cristã conta que o símbolo é usado porque no dia do batizado de Jesus, no rio Jordão, a presença do Espírito Santo se materializou pela chegada de uma pomba branca.
Peixe
Existem algumas histórias que explicam a simbologia do peixe no Cristianismo. Uma delas menciona o fato de que muitos apóstolos de Jesus eram pescadores, além do fato de que peixe era uma comida muito comum na época.
Outra explicação interessante é que as iniciais da palavra ichthus - que significa peixe em grego - formavam a frase Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador (ICHTHUS - Iesus Christos Theos Huios Sopter).
Cruz
A cruz é provavelmente o símbolo mais representativo do Cristianismo. Retrata a lembrança de Jesus e de sua morte, que significou um ato de amor para a salvação da sociedade.
Apesar de não ser um símbolo surgido com o Cristianismo, foi adotado pelas religiões cristãs e está presente nas igrejas e em muitos objetos usados pelos cristãos.
Pão e vinho
O pão e o vinho são símbolos que remetem à Santa Ceia, a última ceia que Jesus Cristo partilhou com os apóstolos antes do momento de sua crucificação.
Hoje, o pão e o vinho são utilizados na celebração de missas e no momento da Eucaristia, como uma representação do alimento espiritual que existe na comunhão com Deus.
Fonte: Significados